Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Concurso Público- candidato aprovado em concurso público que tiver nomeação tardia não tem direito à indenização, diz STJ.

Informativo 617 STJ

há 6 anos

O STJ, em julgamento proferido a partir do REsp 1.238.344-MG, julgado em 30/11/2017, Dje 19/12/2017, entendeu, por maioria que a nomeação tardia de candidatos aprovados em concurso público não gera direito à indenização, ainda que a demora tenha origem em erro reconhecido pela própria Administração Pública.

E este é, também, o entendimento perfilhado pelo Supremo Tribunal Federal por ocasião do julgamento do RE 724.347-DF.

Assim, mesmo diante da situação de reconhecimento de erro pela própria Administração Pública, não afasta o entendimento já firmado pelo STF e STJ, na medida em que as referidas cortes entendem que o pagamento de remuneração e a percepção de demais vantagens por servidor público pressupõe o efetivo exercício no cargo, sob pena de enriquecimento sem causa. Ademais, imputar pagamento de valores retroativos nessa hipótese, desencorajaria a Administração Pública de corrigir os seus erros, a partir do poder-dever conferido à Administração, o que levaria tais demandas a serem tratadas pelo Poder judiciário.

  • Sobre o autorMilena Carolina Pereira, Ética e Profissionalismo a serviço do Direito
  • Publicações47
  • Seguidores94
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações105
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/concurso-publico-candidato-aprovado-em-concurso-publico-que-tiver-nomeacao-tardia-nao-tem-direito-a-indenizacao-diz-stj/581881125

Informações relacionadas

Notíciashá 15 anos

Aprovado em concurso é indenizado por atraso na posse

Superior Tribunal de Justiça
Notíciashá 7 anos

Candidato aprovado dentro do número de vagas que não foi nomeado receberá indenização de R$ 20 mil

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)