Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Contrato de Promessa de Compra e Venda- Rescisão- Devido pagamento de aluguéis pelo tempo de permanência.

há 6 anos

*Foto meramente ilustrativa extraída da internet (Google)

O Superior Tribunal de Justiça decidiu, por unanimidade, que a utilização do imóvel objeto de contrato de promessa de compra e venda enseja o pagamento de aluguéis pelo tempo de permanência, mesmo que o contrato tenha sido rescindido por inadimplemento da vendedora, ou seja, independentemente de quem tenha sido o causador do desfazimento do negócio, sob pena de enriquecimento sem causa.

Isto por força da determinação legal segundo a qual a ninguém é dado enriquecer sem causa à custa de outrem, usufruindo de bem alheio sem nenhuma contraprestação.

Assim, formou-se o entendimento de que o descumprimento do contrato por parte da vendedora provoca determinadas consequências que não são capazes de isentar o comprador do pagamento pelo período de ocupação do imóvel.


REsp 1.513.613-RJ, Rel.Min. Ricardo Villas Bôas Cueva, julgado em 12/06/2018, DJe 18/06/2018.

  • Sobre o autorMilena Carolina Pereira, Ética e Profissionalismo a serviço do Direito
  • Publicações47
  • Seguidores94
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações279
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/contrato-de-promessa-de-compra-e-venda-rescisao-devido-pagamento-de-alugueis-pelo-tempo-de-permanencia/618283245

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)