Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

A Fazenda Pública pode protestar Certidão de Dívida Ativa-CDA

Decisões STJ

há 5 anos

A partir do julgamento do Resp. 1.686.659, julgado em 28/11/2018, o Superior Tribunal de Justiça decidiu que a Fazenda Pública possui interesse e pode efetivar sim, o protesto da CDA, na forma do que dispõe o artigo , parágrafo único da Lei nº 9.492/1997, com redação dada pela Lei 12.767/2012.

Inclusive, o STF já tinha se manifestado pela constitucionalidade da referida norma, após concluir o julgamento da ADI 5.135/DF, considerando, para tanto, que o protesto das Certidões de Dívida Ativa, constitui mecanismo constitucional e legítimo, na medida em que não restringe de forma desproporcional quaisquer direitos fundamentais garantidos aos contribuintes.

Assim, entendeu, o STJ, que o protesto é meio alternativo para cumprimento da obrigação, na medida em que, engessar a atividade de recuperação de créditos públicos apenas pela via judicial, seria uma forma de vedar aos entes públicos o recurso a instrumentos alternativos.


Fonte: Informativo 643 STJ
  • Sobre o autorMilena Carolina Pereira, Ética e Profissionalismo a serviço do Direito
  • Publicações47
  • Seguidores94
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações92
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-fazenda-publica-pode-protestar-certidao-de-divida-ativa-cda/707478064

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)